Tudo que você precisa saber sobre inspeção de soldagem

Tudo que você precisa saber sobre inspeção de soldagem

A soldagem é uma realização de união entre duas partes, sendo elas do mesmo metal ou não, de forma permanente. Assim, o processo de soldagem se tornou um sucesso desde o seu lançamento e por isso ganhou diversos tipos. Com isso, se faz necessário diversos tipos de inspeção de soldagem. 

Existem diversos tipos de inspeção de soldagem, pois também há muitas características divergentes de uma solda que precisam ser avaliadas, tanto para o tamanho quanto a presença de descontinuidade da solda. 

Portanto, a loja Chico Soldas separou tudo o que você precisa saber sobre inspeção de soldagem! 

Tipos de inspeção de soldagem 

Conforme dito mais acima, existem diversos tipos de soldagens, algumas relacionadas ao tamanho da solda e outras focadas no processo de descontinuidade da solda. 

O tamanho de uma solda tem uma grande importância porque pode estar ligado diretamente na força e desempenho associado da solda. Por exemplo, as soldas menores podem não conseguir aguentar tensões aplicadas durante o serviço. As descontinuidades das soldas também são pontos a serem avaliados. 

As descontinuidades são imperfeições dentro ou ao lado da solda, que podem ou não, dependendo do tamanho e localização, atrapalhar para que a solda consiga o desempenho esperado. 

Geralmente, essas descontinuidades, quando possuem tamanho ou localização inadmissíveis, são classificadas como defeitos de sondagem e, algumas vezes, podem colaborar com falhas mais rápido na solda, como impactar na resistência ou através de produção de concentrações de tensões na superfície soldada. 

Quando optar por uma inspeção de soldagem 

Você pode realizar a inspeção de soldagem por diversos motivos. Mas a razão mais buscada é saber se a solda é de qualidade adequada para a aplicação desejada. 

Para começar a avaliação de uma solda, é necessário primeiro ter alguma forma de bloco de medição para poder ser feitas comparações. É impossível tentar avaliar a qualidade de uma solda sem ter alguma base para critério de aceitação especializado. 

Os critérios de aceitação da qualidade da solda podem vir de diversas formas. O desenho ou impressão azul da fabricação, geralmente, oferecem tamanhos de solda e dimensões de soldagem, como comprimento e localização. 

Técnicas de inspeção de soldagem 

Para ter uma extensão da inspeção de soldagem, é necessário examinar algumas áreas específicas das técnicas de inspeção e aplicação de diversas técnicas de soldagem. 

  • Ensaios visuais: Esse é um dos tipos de inspeção de soldagem não destrutivo básico. Aliás, qualquer outro END ‘s precisa acontecer após uma Inspeção Visual. A inspeção pode ser à vista, com o auxílio de uma lupa ou instrumentos para inspeção remota. 
  • Líquido penetrante: Teste que envolve um líquido colorido penetrante aplicado na superfície do material que será testado. O líquido se atrai para áreas com defeitos por meio de ação capilar até ser detectado por luzes UV ou outros métodos. 
  • Partículas magnéticas: O material ferromagnético não apresenta defeitos, ele consegue transferir linhas de fluxo magnético através do material normalmente. Quando há uma rachadura ou uma descontinuidade, o fluxo magnético vaza para fora do material, assim fica fácil de perceber o defeito. 

Conseguiu ter uma noção do processo de inspeção de soldagem? Então acesse o site da Chico Soldas e conheça nossas opções de máquina de solda MMA, inversora MMA e máquina de solda multiprocesso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.