Como realizar a soldagem perfeita?

Como realizar a soldagem perfeita?

Todo soldador busca fazer o melhor possível na hora de fazer uma soldagem, afinal, espera-se que o material juntado fique em perfeito estado. 

Acredite se quiser, mas realizar um bom trabalho de solda não é tão complicado quanto parece, porém existem alguns detalhes que precisam ser levados em conta para que haja qualidade. Assim você conseguirá chegar o mais próximo da “solda perfeita”, desejo de diversos soldadores. 

Pensando nisso, a Chico Soldas separou algumas informações para ajudar você a chegar na solda perfeita! 

Não deixe a limpeza de lado 

É muito comum que durante o processo de solda haja porosidade, principalmente se você usa uma máquina de solda e de corte plasma ou MIG. Por isso, o primeiro passo para chegar o mais próximo da perfeição é investir bem na limpeza. 

A causa mais comum da porosidade é fazer uma solda em superfícies sujas, oleosas e com pintura. Todos esses aspectos podem contaminar a solda, deixam buracos que se assemelham a esponjas. Então, é necessário limpar, lixar e esmerilhar o local, retirando a poeira, pintura ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar a solda.

Utilize a solda negativa com uma máquina MIG

Alguns profissionais da área costumam dizer que essa é uma das principais causas de erros na solda MIG. 

Na verdade, muitos soldadores não ligam se a garra está em boas condições ou bem fixada. Eles continuam o processo de soltar o arame, mesmo que a tocha esteja engasgando. 

O uso da garra negativa em um local ideal é uma forma de conseguir uma solda MIG perfeita, pois isso vai garantir que a corrente avance sem ter fugas ou perda de corrente.

Usar as duas mãos faz diferença 

Pode parecer um tanto quanto inusitado fazer soldagens com duas mãos, isso porque a grande maioria das pessoas não foram ensinadas dessa forma. Mas, segundo o especialista Jody Collier, usar as duas mãos ajuda a ter mais controle e precisão da soldagem. 

Para utilizar essa técnica, basta apoiar a curva da tocha em uma mão e o punho e gatilho com a outra. Isso ajuda a ter um melhor controle da distância entre a peça e a tocha. Essa dica vale para máquina de plasma, TIG e MIG/MAG. 

Escute o barulho que vem da solda 

A dica aqui é escutar o som que vem da solda e reconhecer se ela está bem regulada, ou seja, quando a voltagem está acima ou abaixo do ideal. 

Um som áspero pode significar uma voltagem baixa, já um similar a uma metralhadora é compatível com uma amperagem alta. 

Aprenda com seus erros 

Seja com máquina de solda multiprocesso, de plasma, TIG, entre outras, é importante que você aprenda com as suas soldagens que não deram certo. 

Sendo assim, sempre que terminar uma soldagem, verifique seu cordão de solda. Assim você consegue aprender observando o trabalho final. 

Gostou das dicas para uma soldagem perfeita? É importante buscar por uma melhora constante, de trabalho para trabalho, assim você se aproxima da perfeição. 

Agora é hora de acessar o site da Chico Soldas e conferir nossas opções de máquina de  plasma e muitos mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.