Conheça os símbolos básicos da soldagem

Conheça os símbolos básicos da soldagem

A soldagem é uma área de exatas, pois abrange bastante a física, matemática e química para entender as propriedades de cada material que será soldado. 

O uso de simbologia e símbolos servem para guiar o profissional com representação gráficas de todas as informações na hora de executar qualquer atividade. A grande maioria das normas que permeiam a soldagem está ligada aos processos de trabalhos da indústria americana, europeia e asiática. No Brasil, utiliza-se a AWS (American Welding Society) e a da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Sendo assim, a loja de acessórios para soldador – Chico Soldas – separou alguns símbolos básicos da soldagem para você conhecer melhor! 

O que são os símbolos na soldagem?

Antes de entrar detalhadamente nos símbolos básicos, é importante falar sobre o que os símbolos significam para a soldagem.

Os símbolos são as representações em desenho para orientar o processo de soldagem para indicar a geometria das juntas, o ângulo do chanfro e as dimensões, a abertura da raiz, o local de trabalho, o comprimento da solda, entre diversas outras informações para guiar o profissional. 

Os símbolos são colocados para diminuir o espaço e trabalho nos desenhos de projetos e ainda fornecer diversas formações que um longo parágrafo escrito poderia ter. Também é interessante dizer que os símbolos tornam a interpretação mais fácil e rápida. 

É importante saber que os símbolos podem ser classificados em dois grupos: os símbolos básicos e complementares. Vale lembrar que a AWS considera os símbolos típicos como um terceiro grupo, eles são responsáveis por reunir todos os símbolos importantes à situação de soldagens. 

Símbolo básicos 

Os símbolos básicos de soldagem são responsáveis por transmitirem as informações elementares do processo. Segundo a AWS, a linha de seta e a linha de referência são duas partes que sempre estarão presentes na representação simbólica da soldagem. 

A linha de referência se trata de um traço horizontal que consegue dar suporte para as informações sobre a soldagem. De acordo com sua localização, acima ou abaixo da linha de referência, os símbolos usados apontam ações diferentes. 

Um símbolo colocado debaixo da linha de referência diz que o processo de soldagem deve ser realizado no lado indicado pela linha de seta; se o símbolo estiver acima da linha, a soldagem deve ser feita em lado contrário da linha de seta. Se houver soldagem nas duas partes, terão dois símbolos, um abaixo e outro acima da linha de referência. 

O símbolo que se parece com uma letra V é conhecido como cauda e informa sobre o procedimento, especificações e normas apresentadas por associações de soldagem. 

O símbolo de solda por costura é caracterizado por um círculo no meio da linha de referência e possui 2 traços que o cortam em linha horizontal, um acima e outro abaixo da linha de referência. 

O símbolo de solda por ponto é caracterizado por um círculo no meio da linha de referência. 

A solda em ângulo é representada por um triângulo retângulo que pode ficar acima ou abaixo da linha de referência. 

Gostou da nossa seleção de símbolos? Esses são só alguns dos símbolos básicos que aparecem antes dos acessórios de solda e a soldagem entrarem em ação. 

Não perca tempo e acesse o site da Chico Soldas e confira nossas opções de acessórios para máquina de solda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.