Chico Soldas: como ter um ambiente com segurança?

Chico Soldas: como ter um ambiente com segurança?

Em diversos ambientes de trabalho existem situações que podem colocar em risco a segurança e a saúde do colaborador, desde restaurantes, refinarias de petróleo, hospitais, construtoras até diversos setores de indústrias e empresas de transporte.

O Brasil é um país onde o número de acidentes de trabalho é bastante alto, então, cuidar da segurança dos colaboradores é de extrema importância. Nesse sentido, o uso de Equipamento de Proteção Individual, mais conhecido como EPI é uma exigência básica para proteger os colaboradores da empresa e manter um ambiente de trabalho seguro.

De acordo com a legislação que está em vigor no país, as empresas são obrigadas a fornecer esses equipamentos para todos os funcionários que estejam sujeitos a algum tipo de risco.

Entre as vantagens que o uso do EPI pode trazer para a sua empresa, podemos citar:

  • estar em dia com a legislação;
  • reduzir o número de acidentes;
  • gerar proteção contra os riscos provenientes das tarefas;
  • economizar com indenização para o caso de acidentes;
  • criar maior segurança no ambiente de trabalho;
  • gerar mais bem-estar em toda a equipe.

A fiscalização em uma empresa grande e com muitos colaboradores pode ser uma tarefa muito difícil. Por isso, é necessário encontrar outras formas mais eficientes de garantir que todos os colaboradores estejam de fato utilizando os EPI’s.

Para garantir que os equipamentos de proteção individuais sejam utilizados com regularidade, pode ser feita a contratação de profissionais da área de segurança do trabalho, técnico ou engenheiro, pois eles ficarão responsáveis por mapear todas as áreas de risco da empresa e, consequentemente, vão conseguir designar os principais equipamentos de proteção necessários.

Uma outra alternativa para manter o ambiente seguro, a conscientização do uso dos equipamentos de segurança deve ser feita de maneira intensa pelos departamentos de segurança, saúde e medicina do trabalho. Isso porque não vai adiantar se os funcionários receberem os equipamentos de segurança e deixarem guardados, eles precisam ser usados.

Então, além de distribuir esses equipamentos, é necessário controlar a validade e ficar atento para que o uso seja feito de forma correta, durante todo o expediente, ou enquanto os colaboradores estiverem expostos aos riscos.

Além disso, é preciso oferecer equipamentos de qualidade. Então, distribua equipamentos de segurança de alta qualidade e de fornecedores qualificados.

Os EPIs ainda precisam ser confortáveis, ajustáveis às características de cada funcionário, resistentes e que não atrapalhem o desempenho perfeito das atividades.

Um outro ponto importante é fazer a substituição dos equipamentos de segurança seguindo de forma rigorosa o prazo de validade e o tempo de utilização de cada equipamento. E tenha um rígido controle na distribuição e na supervisão do uso constante e de maneira correta.

É importante também deixar claro que os equipamentos devem estar em perfeito estado. Sendo assim, caso os equipamentos de proteção estejam com alguma avaria que prejudique seu uso, eles devem ser substituídos dentro das determinações da norma regularizadora.

Essas são as principais formas de manter o ambiente de trabalho seguro. Na Chico Soldas você encontra diversos modelos de Equipamentos de Proteção Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.