Soldagem mig: tudo que você precisa saber 

Soldagem mig: tudo que você precisa saber 

Você sabe o que é a soldagem mig ou solda MIG/MAG? Nada mais é do que um processo de soldagem que ocorre por um arco elétrico que está localizado entre um metal de base e um consumível em forma de arame, ele que é denominado eletrodo não revestido, fornecido a partir de uma alimentação contínua, realizando assim, uma união de materiais metálicos que ocorre a partir do aquecimento e da fusão, sob uma atmosfera de proteção que está em forma gasosa.

Esse processo é conhecido de maneira técnica pela sua sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), que é chamado geralmente de soldagem MIG (Metal Inert Gas) e MAG (Metal Active Gas).

Pensando nisso, nós da Chico Soldas separamos para você tudo o que é necessário saber sobre a soldagem mig realizada pela máquina de solda mig. Confira!

A diferença entre os processos de solda MIG e MAG

Saiba que o processo de solda MIG é uma soldagem feita com arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás inerte, como o Hélio ou o Argônio, não contando com nenhuma atividade física com a poça de fusão. A solda MIG é recomendada para a soldagem de materiais que não são ferrosos, como o alumínio e suas ligas, bronze e suas ligas, cobre e suas ligas, além de outros.

Já o processo de solda MAG é uma soldagem realizada com arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás ativo, geralmente CO 2 (dióxido de carbono) e/ou misturas, que conta com a capacidade de interagir com a poça de fusão. Fora isso, contam com funções que têm relação com a soldabilidade, assim como a penetração na chapa que será soldada e uma pequena participação na composição química da poça de fusão. Aqui, a solda MAG é recomendada para a soldagem de metais ferrosos.

Como o processo de solda MIG/MAG surgiu?

Entenda que o conceito de soldagem ao arco elétrico com gás de proteção GMAW foi introduzido em meados da década de 20 e com isso, desenvolvido para escala comercial depois da década de 40. A princípio, o processo era feito com um gás de proteção inerte, somente para a solda de alumínio e com isso, o termo MIG foi empregado para a ilustração dessa atividade.

Agora, em meados da década de 50, quando houve o desenvolvimento do gás CO² e outras misturas, como gás de proteção, o processo de solda MIG/MAG foi viabilizado para a indústria e aqui, começou a passar por algumas mudanças e reformulações com o passar dos anos, adicionando assim, mais versatilidade na sua utilização, ainda mais quando falamos em unir chapas finas.

Hoje em dia, o processo de solda MIG/MAG é um dos mais populares e abrangentes métodos do mercado, sendo que ele é empregado desde a indústria automobilística até para a construção de naves espaciais.

Aqui na Chico Soldas você encontra os melhores equipamentos de solda do mercado, como a nossa máquina mig e muito mais. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.