Saiba porque investir em uma máscara de solda automática

Saiba porque investir em uma máscara de solda automática

Confira qual é a real finalidade e a segurança por trás da máscara de solda eletrônica.

A máscara de solda é um dos equipamentos de proteção individual (EPI) mais importantes para um soldador, pois, o item cria uma barreira que protege os olhos e a face da radiação proveniente dos raios UV e IV gerados pelo arco elétrico. No entanto, se antes os modelos eram mais simples, com uma lente escura que permitia a visualização apenas do arco durante a solta, a máscara de solda automática oferece uma solução mais dinâmica.

A máscara de solda eletrônica, também conhecida como máscara automática, é um modelo ativo, que atua de maneira diferente do método passivo das lentes escuras. Ou seja, a lente da máscara de solda automática permanece clara e cristalina durante boa parte do tempo, escurecendo apenas quando a claridade do arco de solda ocorre.

Com essa facilidade, o soldador fica mais protegido, pois como não é necessário retirar e colocar a máscara constantemente para realizar a conferência do trabalho, o risco de esquecer o equipamento de proteção é muito menor, além de conferir mais agilidade ao processo, devido a redução de uma etapa da mecânica da tarefa.

Como ajustar uma máscara de solda automática?

Do mesmo modo que uma máscara convencional, o modelo eletrônico possui carneira ajustável que permite um ajuste em relação a circunferência da cabeça e a altura, assegurando que o equipamento fique preso e que a lente esteja na altura correta.

Na hora de realizar o ajuste é importante efetuar um teste permitindo o posicionamento da lente em uma altura que seja confortável para soldar. Ou seja, assegurando a visão do campo desejado com a máscara posicionada de modo que fique encostada no peito, para evitar que a fumaça e gases tóxicos subam por dentro do equipamento.

Alguns modelos de máscaras de solda eletrônica permitem o ajuste do grau de proteção do filtro, assegurando uma segurança maior de acordo com o nível de radiação gerada pelo processo da solda. Por isso, é importante que a intensidade de proteção da lente da máscara seja ajustada conforme a corrente de cada processo de soldagem. Caso o modelo possua esse ajuste, ele deve ser indicado através de uma tabela.

Outro esclarecimento pertinente é que grande parte dos modelos de máscara de solda eletrônica possuem um sistema de carregamento fotossensível, ou seja, enquanto você está utilizado o equipamento ele está sendo carregado automaticamente, deste modo, não é necessário ligar em nenhuma fonte de energia para recarregar as suas funções.

Ainda assim, como qualquer bateria, os modelos que acompanham a máscara de solda automática possuem uma vida útil com base em ciclos, por isso, eventualmente, necessitam ser trocadas.

Agora que você já sabe por que investir em uma máscara de solda automática, confira as ofertas disponíveis na Chico Soldas, uma referência quando se trata de loja de soldagem. Além da máscara de solda eletrônica, o site ainda conta com uma série de máquinas e equipamentos de solda e corte a plasma, por isso, visite todas as seções e confira os itens disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.