Como identificar uma soldagem a plasma?
A sondagem faz parte de um processo que busca união localizada de materiais, sejam eles semelhantes ou não, de uma forma permanente. Essa união é feita com base na ação de forças atômicas que se enquadram nas existentes no interior do material sondado.
A solda plasma pode ser utilizada nos processos de revestimentos – sendo eles com pós metálicos ou cerâmicos – e corte de metal. O plasma é dito como o “quarto estado da matéria”, sendo os outros três: sólido, líquido e gasoso. O plasma tem a principal característica de transportar a corrente elétrica, pois ele funciona como um condutor.
Pensando nisso, a Chico Soldas separou algumas dicas de como identificar uma soldagem a plasma!
O que é uma sondagem plasma?
A AWS define a soldagem a arco elétrico com plasma (PAW – Plasma Arc Welding) como um processo de união de metais para conseguir coalescência por via do superaquecimento do arco elétrico constrito produzido entre eletrodo de tungstênio e o metal base, formando a poça de fusão, sustentados por dois gases inertes a base de ionizados.
Simplificando, a solda plasma é feita por fusão de metais através do arco elétrico constritor produzido pelo eletrodo e a máquina de trabalho, guiando dois gases inertes para preservar o arco elétrico e a poça de fusão.
Como diferenciar a soldagem plasma?
Existem algumas formas de identificar a soldagem plasma das demais, principalmente dos modelos TIG.
Devemos lembrar que o processo de solda plasma é bem semelhante ao TIG, pois ambos usam eletrodos não consumíveis e gases inertes, além de terem regiões de temperaturas máximas equivalentes. Mas os modelos também possuem diversas diferenças.
A máquina de plasma, por exemplo, oferece muito mais concentração de energia e densidade de corrente do que a TIG, isso resulta em uma estabilidade menor do arco em baixos níveis de corrente. Essas características resultam em uma soldagem de espessuras finas, a partir de 0,05 mm.
Uma das principais diferenças entre os dois modelos está na tocha onde a ponta do eletrodo fica restrita dentro de um bocal, desta forma o gás de plasma é separado do gás de proteção, conseguindo um controle melhor do arco e menores zonas térmicas afetadas (ZTA).
Também podemos comparar a espessura de penetração em uma junta de topo, onde o modelo TIG consegue cerca de 3,5mm e a máquina de solda e de corte plasma consegue cerca de 8,0mm.
Com essas ótimas características, a máquina de plasma é bastante utilizada na indústria automobilística, aeroespacial, química e bebidas (tanques e reatores nucleares), hospitalar e tubos.
Vale destacar também que a máquina de solda e de corte plasma consegue um alto volume de produção, maior penetração da solda, melhor eficácia térmica de fusão e muito mais!
Viu como é possível diferenciar a soldagem plasma dos outros modelos? Assim você sabe para quais áreas a solda plasma é mais eficaz.
Não perca tempo e acesse o site da Chico Soldas e conheça nossas opções de máquina de solda e de corte plasma.