3 maneiras de evitar defeitos na solda
A soldagem é atualmente uma das atividades mais necessárias para o desenvolvimento de nossa sociedade. Afinal, inúmeros dos objetos que utilizamos no dia a dia, passaram por algum processo de soldagem, mesmo que simples.
Porém, para que essa solda seja de fato eficiente e duradoura, é preciso prestar atenção em alguns pontos para evitar defeitos no futuro. Uma solda de má qualidade ou má desempenhada pode comprometer por completo a funcionalidade das peças, seja para um telefone celular, para um carro ou para as indústrias.
Sendo assim, separamos algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia e evitar que erros comuns aconteçam. Veja!
Armazene o material de enchimento de forma correta
O primeiro passo para evitar que defeitos aconteçam é armazenar de forma correta os materiais de enchimento. Afinal, a poeira, a umidade, óleo e outros detritos podem causar danos ao material, comprometendo a qualidade da solda. Por isso, preste atenção no local onde estes materiais são guardados.
É importante mantê-los longe da umidade e do calor excessivo, prefira sempre um local seco e fresco, o ideal é manter na embalagem original, pelo menos até o primeiro uso com a máquina de solda. Outro ponto bastante importante é que o soldador deve sempre utilizar luvas para a manutenção desse material, isso para evitar gordura e também a absorção de umidade. Guarde os rolos que não estão em uso em embalagens de plástico ou em outro material que proteja-os de agentes externos.
Observe os ajustes e o projeto de junta
O ajuste inadequado da peça, assim como a falta de um projeto de junta pode intensificar o trincamento, seja o trincamento a frio ou a quente. Isso porque, sem os ajustes necessários e com o projeto de junta, o soldador pode tentar compensar algum defeito com um cordão de solda mais largo, para assim criar a fundição do material. Porém, fazendo isso a solda resultante pode ficar com uma garante fina e fraca, gerando tensão no centro e ocasionando o trincamento.
Para que este problema seja evitado, o mais indicado é projetar a junta de maneira que o soldador tenha fácil acesso à raiz, o que garante uma proporção adequada entre a largura do cordão e a profundidade.
Metais de enchimento por preenchimento
Isso nem sempre será possível, mas para a grande parte dos projetos será. Por isso, sempre prefira utilizar metais de enchimento de baixo hidrogênio. Afinal, soldar aços com base em ferro com este tipo de enchimento irá evitar possíveis trincamentos, que geralmente são visualizados alguns dias ou horas após o serviço concluído, o que é conhecido como trincamento a frio.
Materiais que são mais espessos, possuem maior propensão de calor, sendo assim, leva a taxas de resfriamento mais rápidas, o que faz com que o hidrogênio excedente eleve as tensões da solda. Assim, metais de enchimento com designador H4 e H8 – que contém menos de 4 ou 8 ml de hidrogênio, respectivamente – são boas opções para evitar esse tipo de defeito.
Mas, a dica de ouro é sempre utilizar equipamentos de solda com qualidade. Por isso, encontre os melhores na Chico Soldas. Clique e conheça!