Como soldar arame? A Chico Soldas responde 

Como soldar arame? A Chico Soldas responde 

É importante entender que o arame mig tubular foi desenvolvido com a intenção de aumentar bastante a produtividade, como consequência, ele conta com a função de estimular a competitividade entre empresas, reduzindo ainda os custos de produção. Saiba que o processo de soldagem com arame tubular, que também é conhecido por FCAW, nada mais é do que um tipo de soldagem bem parecida com os processos MIG/MAG e de arco submerso.

Ele usa um eletrodo metálico tubular oco que conta com muitos fluxos em pó em seu interior que estão apropriados para a proteção do arco e também do cordão. Os fluxos internos podem muito bem conter muitos ingredientes, como ferros-liga, minerais, desoxidantes e também materiais que oferecem escória ou gases de proteção (arames autoprotegidos). Com exceção dos arames autoprotegidos, saiba que todos os outros precisam de gás de proteção externa.

Pensando nisso, nós da Chico Soldas separamos para você as melhores informações sobre a soldagem com arame. Confira!

Soldagem com arame tubular: suas características

Uma coisa que todos devem entender é que a soldagem com arame tubular, seja ela realizada com ou sem proteção gasosa pode muito bem ser semi-automática ou automática. Quando ela é semi-automática, o soldador é que vai controlar a posição e também o deslocamento da tocha, enquanto que no processo automático tudo é mecanizado e com isso, a tocha é deslocada pela máquina.

Quando ele surgiu, o processo de soldagem com arame tubular era principalmente plana ou horizontal por causa do diâmetro dos arames que eram maiores. Hoje em dia, por causa do desenvolvimento da fabricação dos arames tubulares que contam com diâmetros cada vez menores, tornou-se totalmente possível soldar em qualquer posição e com qualquer tipo diferente de junta.

Saiba que uma característica muito importante desse tipo de soldagem é que ela conta com uma camada de escória que deve ser retirada antes que um novo cordão seja executado. Esta camada de escória vai variar de acordo com o tipo de arame que está sendo utilizado. Aqui, o arame que condiciona a consistência e também a aderência da escória, sendo que ela pode muito bem ser retirada quando esfriar ou até mesmo podem ser do tipo que aderem ao cordão de maneira mais forte, necessitando assim, ser quebrada a partir de um meio mecânico.

Aplicação do arame tubular

Por ser um processo mais produtivo do que quando comparamos com a soldagem com eletrodos revestidos, o realizado com arame tubular aumenta cada vez mais. Aqui, vemos esse processo de soldagem geralmente em indústrias naval e nuclear, na construção de plataformas de exploração de petróleo e muito mais.

Hoje em dia, o processo de soldagem com arame tubular possibilita a soldagem em todas as posições, ou seja, pode ser feito em chapas, tubos ou em qualquer tipo de junta. Aqui, as espessuras dos materiais de soldar a partir desse processo são as mesmas que vemos em outros arames.

Aqui na Chico Soldas você encontra os melhores produtos para soldar, como nosso arame mig alumínio, nosso arame de aço carbono e muito mais. Venha conferir as nossas melhores ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.