Solda em aço carbono: como fazer?
A solda em aço carbono é um recurso muito usado, principalmente graças aos resultados satisfatórios na junção de diferentes partes de peças e equipamentos.
Muitos acreditam que não seja possível fazer solda em aço carbono, porém, é sim. O aço inoxidável pode ser soldado em aço carbono e o aço inoxidável possui uma ótima soldabilidade. Pensando em sanar todas as dúvidas sobre o assunto, a Chico Soldas vai te mostrar como a solda em aço carbono é possível ser realizada!
O processo de solda em aço carbono é feito com os tipos de solda TIG, MIG e Eletrodo Revestido, especialmente com uma máquina tig ou inversora tig.
Esse tipo de solda garante uma maior durabilidade e versatilidade nos produtos em que a soldagem é feita.
Porém, para que a soldagem seja feita da forma correta sem correr riscos, o ideal é que a solda em aço carbono seja realizada por um profissional ou empresa especializada.
Existem alguns materiais básicos que são necessários para a soldagem a aço carbono MIG/MAG, como a máquina de solda, o arame de enchimento, o gás de solda e o EPI. Há também algumas regras básicas de segurança que devem ser analisadas, além de uma preparação da superfície que é necessária antes do início da soldagem a aço carbono.
Resumidamente, um motor elétrico faz a alimentação contínua no fio de enchimento consumível através da tocha de soldagem no arco, e a fonte de energia mantém o comprimento do arco em um valor predefinido.
Desta forma, o soldador consegue se concentrar em garantir uma completa fusão da junta. A maioria das fontes de energia para as etapas de soldagem MIG/MAG são conhecidas como máquinas de tensão constante.
Como fazer a solda em aço carbono
A grande vantagem da solda em aço carbono TIG é que ela permite soldagem em uma vasta opção de materiais. As fontes modernas de energia combinam características de corrente constante e tensão constante, além de proporcionar uma excelente estabilidade do arco. As máquinas variam de 5A (micro-TIG) a mais de 500A disponíveis.
Durante a solda em aço carbono manual, o operador aponta o eletrodo na direção da soldagem, depois usa o arco para derreter o metal na junta. O comprimento do arco é controlado pelo soldador e geralmente está entre 2 mm e 5 mm.
O metal de adição é adicionado à borda de ataque da poça de fusão. Enquanto a velocidade de deslocamento é ajustada para corresponder ao tempo que é necessário para fundir a junta e manter um tamanho constante da poça de fusão.
Mais uma vez é importante frisar que para fazer a soldagem em aço carbono, ou em qualquer outro tipo de material, é necessário ter conhecimento ou especialização para o trabalho.
Além de ter um profissional, é preciso investir em bons equipamentos para que o trabalho fique impecável. Na Chico Soldas você encontra diversos modelos, como a máquina de solda tig ac dc. Aproveite as nossas ofertas e faça uma solda em aço carbono perfeita!