Chico Soldas: dicas para ligar uma inversora de solda na rede
Ligar uma inversora de solda na rede sempre gera muitas dúvidas e questionamentos, afinal, qualquer deslize pode render danos para sua ferramenta.
Porém, de qualquer forma, isso é possível e o melhor ainda, dá para fazer de uma forma segura para você e para evitar qualquer dano com a sua máquina de solda. As inversoras de solda podem ser ligadas nas tomadas comuns sem que os danos aconteçam, isso por que elas já vêm de fábrica com plug simples. Mas, alguns modelos não possuem o pino, isso pode significar que devido sua alta potência não é indicado o uso de pinos comuns de 10 ou 20 amperes, se você insistir nesta conexão você poderá correr alguns riscos.
Portanto, separamos algumas dicas bem bacanas para você ligar uma inversora de solda na rede sem preocupações. Veja!
Como ligar a máquina que não tem pino
O primeiro passo é sempre pensar na segurança, beleza? Afinal, com uma boa ligação é possível evitar qualquer dano com o seu equipamento e com o material a ser trabalhado. Com um baixo investimento você pode fazer a sua própria extensão e ligar direto no quadro de relógio da sua casa ou de sua oficina. Basta apostar na qualidade dos fios e fazer bem dimensionada eletricamente.
Para isso você irá precisar de algumas ferramentas bem simples, tais como uma alicate, chave de fenda, chave estrela, estilete e uma fita isolante. Caso você não tenha muita prática, contrate um profissional que irá indicar os melhores materiais e realizar essa função com bastante segurança e evitar futuras dores de cabeça.
Ligando a inversora de solda na rede de forma correta
Para fazer uma boa ligação da sua inversora de solda é preciso observar e se assegurar que todos os passos estão feitos de forma adequada. Sendo assim, veja:
- Leia atentamente o manual da sua máquina, lá estará descrito a amperagem necessária para ela funcionar corretamente. Caso seja 32 amperes, isso significa que você não pode usar pinos de 20 amperes, por exemplo. Assim você irá garantir um bom funcionamento e uma vida útil mais prolongada ao equipamento.
- Consulte um especialista em elétrica para que ele indique a melhor forma de fazer essa ligação em sua rede. Caso seja necessário, mostre o manual para ele, pois lá estarão todas as especificidades que devem ser conhecidas sobre o equipamento.
- Não faça em hipótese alguma as famosas gambiarras, esses equipamentos consomem bastante energia para funcionarem de uma boa forma, ao fazer uma ligação errada você pode aumentar a necessidade de energia e até mesmo ocasionar incêndios ou choques. Lembre-se que o fio mínimo para solda é de 6 mm. Um erro ao escolher o tipo de fio pode comprometer toda a rede elétrica de sua casa ou de sua oficina.
Consulte sempre um eletricista
Se ainda há dúvidas de como você pode usar a sua inversão diretamente na sua rede elétrica, procure um especialista em elétrica. A presença deste profissional é essencial, principalmente se você for um soldador de primeira viagem.
Visite o site Chico Soldas e encontre a inversora de solda mais barata. Lá você encontra os melhores modelos de máquina de solda barata!