Chico Soldas: 7 tipos de soldagem com eletrodo
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de soldagem com eletrodo, está no lugar certo.
A soldagem com eletrodo é um processo manual bem antigo, estima-se que foi desenvolvida em 1880, mas que segue muito popular até os dias de hoje. Basicamente, o processo é realizado com o calor de um arco elétrico que funde o material, a vareta do eletrodo e seu revestimento de fluxo. Existem alguns tipos de soldagem com eletrodo que vale a pena serem conhecidos.
Portanto, separamos os principais tipos neste artigo. Confira!
Soldas Multipasse – Eletrodo E6010
O eletrodo E6010 é bastante utilizado para soldas em ligas e justas, sendo um eletrodo aço carbono, porém conhecido para juntas do chamado aço doce. Ele pode ser utilizado na soldagem de chapas galvanizadas, construções navais, gasodutos e minerodutos. É indicado para as posições verticais e sobre a cabeça, pode ser realizado a soldagem de diversos segmentos, com o tipo de soldagem conhecida como multipasse.
Mais estabilização do arco de solda – Eletrodo E6011
Este eletrodo é muito parecido com E6010, porém a sua principal diferença está em sua composição que garante uma maior estabilidade do arco, por possuir potássio. Para soldar é necessário a utilização de corrente alternada. Sua principal vantagem é eliminar o sopro magnético.
Para metais de pequena espessura – Eletrodo E6013
Este eletrodo possui um alto índice de dióxido de titânio em sua composição, o que faz ele ser bastante indicado para chapas mais finas e também estreitas. É super utilizado em soldagens que são mais simples, como em equipamentos agrícolas. É um eletrodo bem famoso e muito versátil em seus usos. Oferece uma boa estabilidade do arco em corrente alternada, o que resulta numa superfície uniforme e sem os temidos respingos.
Para um trabalho mais minucioso – Eletrodo E6014
Este eletrodo é bastante utilizado para unir chapas finas, principalmente quando há necessidade de um acabamento mais refinado. Possui uma penetração mais baixa e um índice médio de hidrogênio, possui dióxido de titânio, o que faz ser um pouco semelhante ao tipo E6013.
Baixo teor de hidrogênio – E6018
Muito usado quando há necessidade de grande durabilidade e rupturas, possui baixo teor de hidrogênio e adição de pó de ferro, o que deixa ele mais estável e proporciona uma soldadura mais limpa. É ideal para soldagens de edificações, construções navais e de vasos de pressão.
Deposição mais alta – Eletrodo E7024
Possui uma composição mais diferenciada em relação aos outros modelos, tem 50% de seu revestimento feito de pó de ferro, o que resulta em um material bem mais pesado, porém apresenta um excelente acabamento ao trabalho. Bastante recomendado para a construção civil, construções navais, materiais que exigem alta resistência e para a mecânica.
Eletrodo para soldar inox
O eletrodo para soldar inox possui algumas características diferenciadas, tais como a alta resistência à oxidação, de tração,de trinca e ação de substâncias químicas. A sua aplicação se dá em tanques, tubulações de aço, trilhos de guindastes, molas, entre outras inúmeras utilizações.
Entre no site da Chico Soldas e conheça acessórios e equipamentos que irão facilitar o seu trabalho com solda.