Saiba como evitar alguns problemas durante a soldagem
Confira algumas dicas para evitar os problemas mais comuns no processo de soldagem e aumente a sua produtividade.
O processo de soldagem é uma tarefa complicada e que necessita de muita atenção, pois existem uma série de especificações pertinentes a cada tipo de serviço, onde a utilização de um arame mig alumínio implica em questões distintas do processo com outro modelo de consumível.
No entanto, existem algumas questões que são problemas pertinentes a todos os processos que podem ser evitados. Se você está com alguma dificuldade na instabilidade da sua produção, seja em relação à agilidade ou qualidade, confira baixo algumas dicas que vão solucionar os problemas mais comuns durante o processo de soldagem:
O hidrogênio pode induzir a trincas
Sempre que possível, recorra a metais de enchimento de baixo hidrogênio, como arames tubulares e eletrodos revestidos. Essa atenção é importante, pois a utilização de hidrogênio pode ocasionar trincamentos na solda de aços ferríticos ou com base em ferro.
É válido ressaltar que as trincas induzidas pela utilização de hidrogênio não costumam a se apresentar no momento da soldagem, mas sim horas ou até mesmo nos dias posteriores, devido à tensão residual do material. Outro ponto de atenção é que os materiais mais espessos são mais propensos a esse tipo de problema.
Atenção aos ajustes e o projeto da junta
Outro problema recorrente é a falta de atenção ao ajuste das juntas ou um projeto adequado para tal, que pode ocasionar o trincamento quente. Não é incomum que alguns soldadores tentem compensar essa situação criando um cordão de solda mais largo para fundir o metal, no entanto, essa decisão deixa uma garganta fina e fraca a tensão na parte central.
Para evitar esse trincamento na forma de cordão após o resfriamento da solda, estabelece um projeto de junta onde o acesso à raiz seja mais simplificado, assegurando uma profundidade e largura adequada ao cordão.
Cuidado com o material antes e depois da soldagem
Por fim, tenha em mente que alguns materiais são mais frágeis e suscetíveis ao trincamento da solda, principalmente os aços com resistência elevada, devido ao alto teor de carbono. Ou seja, como esses metais são menos dúcteis, acabam por gerar mais tensões residuais na base da solda no momento do resfriamento.
Por isso, é importante o pré-aquecimento do material, evitando o seu resfriamento acelerado, proporcionando uma estrutura de grãos interna mais dúctil na região que será mais afetada termicamente. E o mesmo cuidado deve ser mantido com o tratamento térmico posterior à soldagem, aliviando as tensões.
Agora que você já sabe como evitar alguns problemas durante a soldagem, confira algumas ofertas disponíveis na Chico Soldas, que conta com uma série de soluções em equipamentos para soldagem e corte, com tecnologia moderna e inovadora, como, por exemplo, o arame de solda de alumínio.
Além do arame solda aluminio mig, a Chico Soldas conta com uma série de ofertas em outros tipos de consumíveis, máquinas de solda, acessórios, conveniências, equipamentos de proteção individual e muito mais, por isso, visite também as demais seções do site.